Atendimento

Telefone: (85) 3272.0660 | Celular: (85) 99955.9676

otaciano@itese.com.br


Escritório Fortaleza - CE
Rua Marcondes Pereira, 540 - Altos
Dionísio Torres | CEP: 60.130-060

Home Notícias

Sindicato X Sindicato.
Públicada em 17 de Novembro de 2005

Sindicatos têm portanto, um importante papel a cumprir na vida orgânica da nação, derivando seu nome da antiga função dos síndicos, antigos magistrados ou procuradores de comunidades, cortes etc.

O Sindicato dos Médicos, especificamente, é o órgão de defesa da categoria médica, competência estabelecida no Art. 1 de sua carta constitutiva: "O Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará, com sede e foro em Fortaleza, é constituído para fins de coordenação, proteção e representação legal da categoria profissional dos médicos na base territorial do Estado do Ceará..."(Estatuto do Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará).

O moderno sindicalismo, entretanto, já começa a exigir dos sindicatos mais ações, não só administrativas, legais e políticas. O moderno Sindicato deve se atualizar, se informatizar, atuar em diversos segmentos de assessoria e serviços tudo dentro de um planejamento e programação objetivos, estabelecidos para satisfazer os anseios da categoria que representar.

Comunicação, marketing, recursos, integração, serviços e agilidade operacional são fundamentais para alicerçar o moderno sindicalismo, carente hoje, em sua imensa maioria, de uma mudança radical nas formas desatualizadas de burocrática atuação, motivo de falta de incentivo à associação e, ou, de permanência voluntária.

Comunicação, através de todos os meios de informação disponíveis ( rádio, TV, jornal, Internet, E-mail, painéis, impressos etc), pronta, precisa, fidedigna e atual, que a faça chegar sempre antes ao seu público alvo.
 
Marketing, dirigido e eficaz, aproveitando todos os recursos de mídia, que ajude a projetar diariamente sua boa imagem  perante todos os seus representados, a população em geral e que gere maior  interesse participativo e respeitabilidade geral.

Recursos, fundamentais para as totais independências funcional e operacional, advindos de empreendimentos empresáriais e prestação de serviços, que promovendo suas autonomias financeiro funcional, atenda as mais diversas exigências da categoria.

Integração, no sentido de buscar sempre a força da união com outros similares para defesa dos interesses coletivos comuns; em como com não similares de defesa contra agravos à população (Ministério Público, órgão de Defesa do Consumidor, OAB, Ouvidorias etc) .

Para tudo isso Ter ou ser, o moderno sindicato não pode ainda prescindir da conquista de uma efetiva participação de todos os que compõem a categoria que representa, para que tenha o apoio e a força que necessita no exercício de suas prerrogativas.

Por fim, a categoria representada, para ser plenamente responsável, não pode se omitir ante seus deveres. Deve honrar seus compromissos, se fazendo sempre atuante e presente, assumindo o seu fundamental papel de integrante de uma força representativa, o seu verdadeiro Sindicato com S maiúsculo.

Luís Emanuel de Assiz
Médico e Advogado, é diretor
Jurídico do Simec


mais notícias

© Copyright 2015 - Todos os direitos reservados www.itese.com.br
desenvolvido por: GE Tecnologia

Newsletter: